Por onde começamos?

O Museu do Disco de Vinil foi fundado em 1991, onde Janete Duarte, fundadora do museu e figura importantíssima na história da cultura musical em Brasília, começou a fazer campanhas para que as pessoas levassem em sua loja de CD os discos que estavam sendo descartados, essas campanhas envolveram desde de créditos na locação de CDs para pessoas que levassem os discos, até pontos de arrecadações em diferentes lugares de Brasília.

Nossas motivações

Cultura

Além de ser um museu único em Brasília, somos uma instituição de valor inestimável para a cultura da cidade por preservar a história musical brasileira e internacional, através de um acervo raro e histórico. Além da experiência única o museu é de importante fonte de pesquisa para estudantes, pesquisadores e amantes da música.

Nostalgia

O Museu do Vinil por todo saudosismo que por si só remetem a ele, possui uma espaço de convivência e troca de experiências entre os saudosistas do vinil, além de, a promoção de eventos e exposições que ocorrem no local, assim, oferecendo uma experiência enriquecedora e emocionante para aqueles que desejam reviver a magia da música.

História

O Museu dos Vinis de Brasília é um verdadeiro templo da história musical, abrigando uma coleção excepcional de discos de vinil únicos e históricos. Com uma vasta seleção de álbuns que deixaram sua marca em diferentes épocas e gêneros musicais, o acervo deste lugar é um tesouro precioso para os amantes da música brasileira e internacional.

Acervo

Falando em acervo, o Museu do Disco de Vinil de Brasília tem uma coleção impressionante de discos de vinil. São mais de 15 mil discos, que vão desde os clássicos da música brasileira até os grandes sucessos internacionais. Além disso, o acervo é constantemente atualizado, com novos lançamentos e raridades.

Moderno

Apesar do museu ter toda essa construção apegado a nostalgia e a história do vinil, temos também uma preocupação em trazer para perto a atenção da nova geração e pensando nisso estamos construindo um espaço para esse público, além de estarmos sempre conectados as redes sociais e possuir espaços instagramáveis.

O museu já foi para muitos lugares, com exposições itinerantes, compactas e com temáticas de discos específicas para determinadas regiões. Em 2021 o museu recebeu um espaço fixo, no qual todos os discos estão sendo acomodados, e está sendo elaborado projetos para a melhor receptividade dos visitantes

Na inauguração do nosso espaço iremos gerar uma experiência única e inesquecível, todos poderão ouvir os discos que quiserem com as vitrolas disponíveis para uso, oportunizando as pessoas a voltarem um pouco no tempo e contemplarem as grandes obras dos seus músicos favoritos. Atualmente o museu tem a intenção de preservar a música, fazer intercâmbio de gerações, mostrar a história, criar um atrativo cultural musical aberto para visitação com uma experiência singular, dar continuidade na captação de novas obras, fortalecer a preservação do patrimônio material e imaterial da música.

Explorar
Arraste