Skip links

Nossa Linha do Tempo

1991
Fundação
Nasce o museu

O Museu do Disco de Vinil foi fundado em 1991, em conjunto com a CD Shop Music, na 108 Norte. Janete Duarte, fundadora do museu e figura importantíssima na história da cultura musical em Brasília. Após anos recebendo doações, foi em 2003 que ela começou a fazer campanhas para que as pessoas levassem em sua loja de CD os discos de vinil, visto que estava ocorrendo uma onda de descartes dos mesmos.

2003
Mudança
Novo espaço

Essas campanhas envolveram desde créditos na locação de CDs para pessoas que levassem os discos, até pontos de arrecadações em diferentes lugares de Brasília.

Com isso, o Museu passou a se instalar oficialmente na CD Shop Music, onde a mesma fazia aluguel de CD's e DVD's.

2012
Novo espaço
Polo de modas

Em 2012 o museu foi para um novo espaço no Polo de Modas do Guará. No local os clientes podiam ouvir diversas músicas de diferentes gêneros, desde as canções mais antigas até as contemporâneas e contar com serviços de lan-house, remasterização de fitas e compra de quadros de pintura. A cada 15 dias eram realizadas exposições, a primeira realizada no local foi em nome do cantor Nelson Gonçalves.

2014
Mostra
Mostra: 200 LPs de novelas da Globo

São mais de 200 LPs de temas de novelas, alguns dos LPs de sucesso são as trilhas das novelas: Rainha da Sucata, Renascer, Tieta, Véu de Noiva...

A ideia da exposição nasceu da própria Janete, apaixonada por músicas e novelas. Durou o mês inteiro de maio e a visitação foi gratuita.

2015
Caixa Econômica
Exposição Japonesa

Exposição de cerca de 200 LPs da música Japonesa, no Espaço Cultural da Caixa Econômica Federal, no Bar La Ursa, nos dias 23,24 e 25 de Agosto de 2015. 

Foi a 1ª exposição externa de Discos de Vinil, feita por LPs doados ao “Clube e Museu do Disco de Vinil de Brasília”, subordinado ao "Espaço Cultural CD Shop Music".

Sobre nós

A idealização

Idealizamos o Museu Virtual do Disco de Vinil, no intuito de democratizar o conhecimento sobre a história da música brasileira e dos discos de vinil. Um museu virtual de amplo acesso público que mescla pesquisa documental, cultura e arte, para todos.

"Um museu que desperta paixão"

Paixão pela música brasileira, pela nossa história, e pelos artistas que contribuem para a constituição do patrimônio cultural imaterial do nosso país.

Tudo na cultura do vinil pode ser de interesse público para acesso a esse patrimônio: os títulos, as faixas das músicas, o som característico do long play, as informações da produção do disco, os dados da gravadora, a cor do vinil, o cheiro, o design gráfico, o disco-objeto em sua versão tridimensional, o elenco de capistas, discos raros de primeira prensagem, os encartes, as letras das músicas, a ficha técnica, e a capa.

Este site utiliza cookies para implementar sua experiência na internet.
Explorar
Arraste