Os 10 Vinis mais conhecidos da história da música

Os discos de vinil têm sido uma parte importante da cultura da música há décadas e continuam a ser um meio popular de ouvir música nos dias de hoje. Muitos colecionadores e entusiastas de música adoram o som quente e autêntico do vinil, além da arte e do design das capas dos álbuns. Nesta matéria, apresentamos os 10 vinis mais conhecidos de todos os tempos:

1. “Thriller” – Michael Jackson (1982)

2. “The Dark Side of the Moon” – Pink Floyd (1973)

3. “Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band” – The Beatles (1967)

4. “Nevermind” – Nirvana (1991)

5. “Kind of Blue” – Miles Davis (1959)

6. The Beatles (1968): “The White Album”

7. “Rumours” – Fleetwood Mac (1977)

8. “Highway 61 Revisited” – Bob Dylan (1965)

9. “Led Zeppelin IV” – Led Zeppelin

10. “The Velvet Underground & Nico” – The Velvet Underground

"Thriller" - Michael Jackson (1982)

O álbum de Michael Jackson “Thriller” é um dos discos mais vendidos de todos os tempos e é um marco na história da música pop. O álbum apresenta sucessos como “Beat It” e “Billie Jean” e tem um design icônico da capa.

"The Dark Side of the Moon" - Pink Floyd (1973)

O álbum “The Dark Side of the Moon” do Pink Floyd é um dos álbuns mais famosos de todos os tempos, com vendas estimadas em mais de 45 milhões de cópias. O álbum apresenta o hit “Money” e é um clássico do rock progressivo.

"Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band" - The Beatles (1967)

O álbum “Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band” dos Beatles é um dos discos mais influentes e importantes da história da música. Com sucessos como “Lucy in the Sky with Diamonds” e “A Day in the Life”, o álbum é frequentemente citado como um dos melhores de todos os tempos.

"Nevermind" - Nirvana (1991)

O álbum “Nevermind” do Nirvana é um marco no grunge e um dos discos mais influentes da década de 1990. O álbum apresenta o hit “Smells Like Teen Spirit” e é frequentemente citado como um dos melhores álbuns de rock de todos os tempos.

"Kind of Blue" - Miles Davis (1959)

“Kind of Blue” é o álbum mais famoso de Miles Davis e é frequentemente citado como um dos melhores álbuns de jazz de todos os tempos. O álbum apresenta músicos lendários como John Coltrane e Cannonball Adderley.

"The White Album" - The Beatles (1968)

“The White Album” dos Beatles é um álbum duplo e apresenta algumas das canções mais famosas da banda, incluindo “While My Guitar Gently Weeps” e “Back in the USSR”. A capa branca minimalista do álbum é icônica.

"Rumours" - Fleetwood Mac (1977)

“Rumours” do Fleetwood Mac é um dos álbuns mais vendidos de todos os tempos, com vendas estimadas em mais de 40 milhões de cópias. O álbum apresenta hits como “Go Your Own Way” e “Don’t Stop”.

"Highway 61 Revisited" - Bob Dylan (1965)

Lançado em 1965, “Highway 61 Revisited” é um dos álbuns mais importantes de Bob Dylan e da música americana. O álbum é conhecido por seu som revolucionário e letras poéticas que refletem a cultura e a política da década de 1960. Faixas icônicas como “Like a Rolling Stone”, “Desolation Row” e “Ballad of a Thin Man” mostram a habilidade de Dylan de contar histórias e criticar a sociedade em que vivia. Com uma mistura de blues, rock e folk, “Highway 61 Revisited” é um clássico atemporal que continua a influenciar a música até hoje.

"The Velvet Underground & Nico" - The Velvet Underground (1968)

“The Velvet Underground & Nico” é um dos álbuns mais icônicos e influentes da história do rock. Lançado em 1967, o disco é uma parceria entre a banda Velvet Underground e a cantora Nico, produzido por Andy Warhol.

Com seu som experimental e letras ousadas, abordando temas como drogas, sexo e alienação, o álbum foi ignorado pela crítica e público na época de seu lançamento, mas acabou se tornando uma referência para o punk rock e o rock alternativo das décadas seguintes. Entre as faixas mais conhecidas estão “Sunday Morning”, “Venus in Furs” e “Heroin”. O álbum também ficou famoso por sua icônica capa de banana, projetada por Warhol, que se tornou uma das mais reconhecidas da história da música.

"Led Zeppelin IV" - Led Zeppelin (1971)

“Led Zeppelin IV” é o quarto álbum de estúdio da lendária banda britânica Led Zeppelin, lançado em 1971. Com músicas como “Stairway to Heaven”, “Black Dog” e “Rock and Roll”, o álbum se tornou um dos mais populares e influentes da história do rock. O disco é conhecido por sua variedade sonora, com influências que vão do blues e do folk ao hard rock e ao heavy metal, e pelas habilidades musicais excepcionais dos membros da banda. A capa do álbum, que não possui título ou nome da banda, apresenta apenas quatro símbolos místicos criados por cada membro do Led Zeppelin, o que contribuiu para sua aura misteriosa e icônica.